Cães odeiam usar a trela. Se eles puderem, eles preferem não ser contidos. Isto é especialmente mais se o cão é um dentre o tipo ativo de raça.
É por isso que um cão precisa ser treinado para se acostumar com a trela o mais cedo possível. A seguir, dicas para facilitar o cão a se acostumar com a trela.
A primeira vez é geralmente a mais difícil. Ao prender uma trela pela primeira vez, tente prendê-la quando o filhote estiver em seu melhor humor.
Melhor ainda, prenda a trela enquanto o filhote está comendo.
A idéia é prender a trela pela primeira vez associando-a a uma ocasião feliz ou pelo menos ocasiões que não são ameaçadoras.
Como preciso usar a trela para ser para um passeio agradavel?
Tanto quanto possível, a trela nunca deve ser presa ao cão de maneiras que serão interpretadas como punição, pelo menos não durante as primeiras vezes.
Inicialmente, o filhote salta, puxa, belisca, lamenta e mostra medo quando amarrado. Existem muitas boas razões para isso.
Mas, além de sua tendência natural de recusar restrições, a primeira experiência com a trela não deve ter sido agradável.
Verifique se a trela é muito pesada para o filhote e verifique se a coleira está muito apertada. Ser preso não é agradável para nenhuma criatura.
A melhor coisa a fazer é pelo menos tornar a trela muito confortável. Que resolveu, agora é hora de levar o filhote para passear pelo quintal.
Anexe a trela ao filhote e incentive-o a andar sozinho. Não segure a trela ainda. Incentive o filhote a vir até você e, quando isso acontecer, dê petiscos ao filhote.
A idéia é acostumar o filhote à idéia de andar com uma trela. Faça isso por alguns dias até que o filhote esteja acostumado a usar a trela.
Depois de alguns dias, o filhote já parecerá confortável, segure a trela por curtos períodos de tempo, mas deixe o filhote guiar o caminho.
Vá com a fase dele. Ainda não puxe a trela; durante esse estágio inicial, é melhor dar espaço ao filhote. Lembre-se de que você ainda está dentro de casa ou dentro dos limites do seu quintal. Isso já é controle.
Se o seu Filhote insistir ir em lugares não desejado. O que você deve fazer?
Se o filhote insistir em ir a lugares onde você não deseja (como cavar em um canteiro de flores, por exemplo) e se sentir tentado a puxar a trela, carregue o filhote e vá para outro local.
Você já pode ter um controle mais firme quando o filhote parecer confortável sendo contido.
Puxe gentilmente a trela quando ele vagar para lugares que não são bons para ele. Seja gentil ao fazer isso para minimizar a ameaça o máximo possível.
Eventualmente, o filhote não se importará de ser contido. Se, na sua opinião, o tempo for bom, seria a hora de retirar o filhote. Então será um verdadeiro passeio no parque.
Deixe uma resposta