Não é fácil para um cachorro que adora estar com você ficar onde está enquanto você se afasta. Mas ensinar seu cão a ficar tem muitos benefícios.
Por exemplo, um cão que fica no comando pode ser mantido fora de perigo quando você precisa correr do outro lado da rua.
O comando de permanência também ajudará seu cão a aprender a ter paciência e controle de impulso.
Um comando visual para ficar pode ajudá-lo a manter seu cão seguro quando você estiver longe demais para que sua voz seja ouvida, portanto, incorporaremos um sinal manual nesta lição.
Você usará dois comandos verbais para esta lição: uma palavra para dizer ao seu cão para ficar e uma palavra diferente para que ele saiba que agora está tudo bem em se mudar (liberte-o da estadia).
Como em todo treinamento, escolha comandos verbais específicos e use-os de forma consistente. A palavra óbvia para o comando stay é “Stay”. (Não fique tentado a estender isso às vezes para “Stay there”.)
O comando release pode ser algo como “Release” ou “Free” ou “Okay”. não é uma palavra que você possa usar para outro significado em outras circunstâncias (como “Liberar” quando quiser que seu cão solte um brinquedo).
Provavelmente, é melhor usar “Gratuito”, pois é provável que você não use isso para mais nada. Essa é a palavra que usaremos para esta lição.
Ensinar seu cão a ficar envolve trabalhar com três elementos:
1. Distância. Distância refere-se a quão longe você se afasta do seu cão.
2. tempo. Tempo refere-se a quanto tempo você quer que seu cão fique.
3. Distração. Distração refere-se a tudo o que acontece ao redor do seu cão que a tenta a se levantar.
É melhor começar com desafios fáceis para o seu cão nos três elementos: curta distância, pouco tempo, menos distrações. Eventualmente, trabalharemos em cada elemento separadamente, aumentando gradualmente o grau de dificuldade.
Vamos continuar com a lição.
Lição 4: Ensinar seu cão a ficar
Leia esta lição primeiro e depois pratique-a com seu cão.
1. Primeiro, carregue seu bolso (ou uma bolsa ou bolsa) com guloseimas.
2. Leve seu cachorro para uma área onde não haverá muitas distrações.
3. Se você é destro, coloque um tratamento na sua mão esquerda (vice-versa, se for canhoto; deseja o tratamento na mão que não usará para o seu sinal de mão).
4. Coloque-se a cerca de um metro do seu cão.
5. Peça ao seu cão para se sentar. Assim que ela o fizer, diga “Fique” em voz baixa e calma e levante a mão, palma da mão aberta e de frente para ela, no sinal manual universal “Pare”.
Olhe diretamente para o seu cachorro. Tente não mover nenhuma outra parte do seu corpo.
6. Após uma breve pausa de apenas 1 ou 2 segundos, diga “Bom”, incline-se para a frente e dê ao seu cão o deleite da outra mão.
Importante: certifique-se de mover rapidamente o tratamento até a boca dela, para que ela não fique tentada a se levantar e avançar em direção a ele.
7. Enquanto o seu cachorro ainda estiver comendo seu petisco, libere-o dizendo “Livre” em voz baixa e calma e se afaste dela.
8. Importante: deixe seu cão se levantar ou fazer o que ele quiser, mas NÃO o elogie ou o recompense por se levantar.
Você quer que ela saiba que a ação Permanecer é a que colherá as recompensas.
9. Repita as etapas 4-8. Certifique-se de não esperar mais do que alguns segundos antes de recompensar depois de dar o comando Permanecer.
10. Repita esse processo cinco vezes.
Se o seu cão não faz o que você quer
Se o seu cão não ficar parado por alguns segundos, provavelmente está muito distraído. Tente mudar para um local diferente ou aguarde até que ela tenha menos energia.
Verifique se ela sabe que você tem um presente na sua mão.
Mantenha seu tom de voz baixo e silencioso, deixando-o entrar em tom (em vez de subir, como se estivesse fazendo uma pergunta).
Verifique se o movimento da mão é distinto e não se parece com o movimento do braço que você usa durante o treinamento para sentar.
A lição de casa desta semana, para Ensinar seu cão a ficar
Pratique esta lição várias vezes ao dia, com menos repetições. Varie a hora do dia e a localização. Verifique se há o mínimo de distrações possível.
Lembre-se de usar os mesmos comandos (“Permanecer”, “Grátis”) toda vez, usando um tom de voz baixo e silencioso.
Elogie e recompense instantaneamente após apenas alguns segundos, levando a guloseima até a boca, para que ela não se mexa.
Não fique tentado a ver se ela ficará mais tempo. No momento, é muito importante estabelecer uma base sólida.
Pratique o sinal manual do seu “sinal de parada” e verifique se ele é diferente do movimento “Sentar”.
Além de praticar esta lição…
• Reforce a lição 3, ensinando seu cão a vir quando for chamado. Continue ensinando seu cão a vir quando for chamado. Pratique em vários locais livres de distrações, em diferentes momentos do dia.
Lembre-se de que a prioridade é ensinar a ela que vir até você é uma coisa maravilhosa que a fará muito feliz. Não use o comando come quando o que você fará quando ela vier for algo que ela não gostará.
Resista à tentação de dar o comando venha (“Venha! Venha! Venha!”) Mais de uma vez, se o seu cão não responder.
Em vez disso, vá ao seu cão e mostre a ele o tratamento na sua mão. Dê o comando verbal, vire e se afaste enquanto bate palmas.
Não se esqueça de elogiar (“Bom!”) Assim que ela olhar para você e, em seguida, reforçar generosamente com guloseimas quando ela chegar até você.
• Reforce a lição 2, ensinando seu cão a sentar-se. Continue ensinando seu cão a se sentar em vários momentos durante a semana.
Você pode usar uma área de treinamento que é um pouco mais perturbadora do que na semana passada.
Após alguns sucessos ao usar o comando verbal e o movimento do braço juntos, tente-os separadamente. Primeiro dizendo a palavra sozinha, sem mexer o braço (ou qualquer outra coisa).
Após alguns sucessos com isso, tente usar o movimento do braço sozinho, sem dar o comando verbal, durante sua próxima sessão. Alterne-os durante as sessões de treinos ao longo da semana … separadamente, não durante a mesma sessão.
Não deixe de dar muitos elogios e várias guloseimas para recompensar a ação correta.
O reforço intermitente começa para Ensinar seu cão a ficar
Quando estiver confiante de que seu cão responderá corretamente quando solicitado (verbalmente e por meio do movimento do braço) para sentar, você poderá começar o “reforço intermitente” para esse comando em particular. Continue elogiando verbalmente, mas evite dar petiscos sempre que seu cão estiver sob comando. Dê recompensas de tratamento intermitentemente, aleatoriamente.
Essa retirada gradual de guloseimas é uma etapa importante, portanto, não a ignore. No entanto, você pode adiá-lo por mais uma semana e continuar dando guloseimas 100% do tempo, se o seu cão ainda não se sentar sempre que solicitado.
Comece a usar petting (verifique se é do tipo que seu cachorro gosta – a maioria dos cães NÃO gosta de dar tapinhas na cabeça, por exemplo) e brinque como outras formas de recompensa. Sempre inclua o elogio verbal.
• Reforce a lição 1, ensinando o nome do cão a ela: A essa altura, seu cão deve responder ao nome dela mesmo quando o nível de distração for alto. Se ela o fizer de maneira consistente, você poderá parar de praticar esta lição.
• Mime-se! No final desta semana, você será pacientemente um excelente professor para seu cão por um mês inteiro!
Você teve que se treinar para se concentrar na comunicação da maneira que seu cão entende, o que pode ser contrário ao que você está acostumado. Isso é trabalho duro! Então, recompense-se por um trabalho bem feito.
Saia para jantar, desfrute de seu petisco favorito, faça o que considerar uma grande recompensa. Sério, por favor, faça isso. Você merece … e isso ajudará a reforçar seu comportamento correto!
• Divirta-se brincando com seu cachorro! Não concentre todo o seu tempo juntos no treinamento. Passe muito tempo de qualidade curtindo a companhia um do outro.
Na próxima semana: Lição 5, Ensinando seu cão a se deitar.
Deixe uma resposta