Por que é importante ensinar seu cão a se deitar sob comando? Em uma palavra: controle.
Um cachorro deitado não está perseguindo um gato, latindo para outros cães, ficando sob seus pés enquanto você tenta preparar o jantar ou de outra forma causando dor no pescoço quando deseja paz e sossego.
Às vezes, um cachorro, como uma criança de cinco anos com pressa de açúcar, pode ficar tão enrolado e cheio de energia que pode se meter em problemas.
No entanto, eles precisam se acalmar. Um cão que se deita feliz quando você pede para se acalmar e tem menos probabilidade de causar problemas a si próprio (ou a seu dono).
Esta lição usa métodos semelhantes aos usados ao ensinar seu cão a se sentar.
Mas, ensinar seu cão a se deitar, pode demorar um pouco mais para o seu cão aprender a se deitar sob o comando do que para se sentar no comando.
Afinal, deitar-se exige um pouco mais de esforço … e ser solicitado a se deitar quando você nem está cansado parece meio bobo, até para um cachorro.
Pois, pode levar mais tempo, mas não fique impaciente ou desanimado.
Portanto, assim como em outras lições, você precisa decidir qual comando usará. Lembre-se, consistência é fundamental nos comandos verbais; uma palavra ou frase, um significado.
Se você usar “Para baixo” nesta lição, não poderá usar “Para baixo” para significar também “Saia do sofá” ou “Pare de pular na tia Mavis!” Muitos treinadores usam “deitar”, mas isso é muito perto para “descer”.
Entretanto, para facilitar o seu cão, recomendamos uma palavra com um som totalmente diferente: “Descanse”. Usaremos essa palavra em nossas lições de treinamento.
Então, vamos continuar com a lição.
Lição 5: Ensinar seu cão a se deitar
Leia esta lição primeiro e depois pratique-a com seu cão.
1. Carregue seu bolso (ou uma bolsa ou bolsa) com guloseimas.
2. Leve seu cachorro para uma área onde não haverá muitas distrações.
3. Coloque uma guloseima na sua mão e peça ao seu cão para sentar.
4. Com o seu cão sentado e você agachado ou sentado ao lado dele, segure sua mão com a guloseima a cerca de um centímetro do nariz e, lentamente, mova sua mão diretamente para o chão. Importante: mova a mão para baixo, logo abaixo do nariz do seu cão, tomando muito cuidado para não afastá-la, pois isso fará com que ele se levante e se mova em direção a ela. Nós não queremos isso. (Se isso acontecer, basta começar de novo.)
5. Seu cão deve seguir o tratamento com o nariz e depois se deitar completamente. Pode ser necessário segurar a guloseima no chão por alguns segundos antes que ele se deite. Também pode ajudar a tocar o chão com a outra mão. Seja paciente.
6. Assim que seu cão se deitar, dê imediatamente o tratamento e elogios verbais (“Bom!”)
7. Ande alguns passos para um novo local.
8. Repita as etapas 3 a 7. Pratique isso algumas vezes.
9. Você notou que ainda não disse ao seu cão para “descansar”? Assim como você aprendeu com o comando Sentar, não dê o comando verbal até conseguir que ele se deite de maneira consistente, movendo a mão cheia de deleites para o chão.
No entanto, quando tiver certeza de que ele fará isso corretamente da próxima vez, diga “Descanse” em voz baixa e calma por uma fração de segundo antes de começar a mover sua mão. Quando ele se deitar, recompense imediatamente o seu cão com o tratamento e o elogio “Bom!”.
10. Repita esse processo cinco vezes, dizendo “Descanse” em voz baixa e calma, pouco antes dele, e recompensando sua resposta correta.
Se o seu cão não faz o que você quer
Se o seu cão recuar em vez de se deitar, tente fazê-lo sentar-se de costas para um canto, para que ele não possa recuar.
Assim, para ensinar seu cão a se deitar completamente, repita as etapas de 3 a 7, mas acrescente: coloque a outra mão (a que não está sendo tratada) nas costas, logo atrás dos ombros, e empurre-o levemente para os lados e para baixo, você move a mão com o deleite para o chão.
No entanto, se o seu cão ainda não quer se deitar, tente movê-lo para um tapete. (Alguns cães simplesmente não gostam de mentir em superfícies frias e duras.)
Como em outras lições, verifique se o seu cão não está muito distraído … ou nervoso. Ele estará mais disposto a se deitar se estiver calmo e relaxado. Porque,se ele estiver nervoso ou cheio de energia, adie sua lição até que ele se acalme.
Assim, lembre-se de manter seu tom de voz calmo e baixo.
Lembre-se, no instante em que ele se deitar, dê um presente e um elogio (“Bom!”).
A lição de casa desta semana para Ensinar seu cão a se deitar
Pratique esta lição várias vezes ao dia. Varie a hora do dia e a localização.
Observe também o seu cão quando você não estiver praticando as lições e, quando ele começar a se deitar sozinho, diga “Descanse” enquanto ele faz isso. Então, rapidamente, dê-lhe um presente e um elogio.
Além de praticar esta lição…
• Reforce a lição 4, ensinando seu cão a ficar. Varie a hora do dia e a localização. Verifique se há poucas distrações.
Lembre-se de usar os mesmos comandos (“Permanecer”, “Grátis”) toda vez, usando um tom de voz baixo e silencioso.
Pratique usando o sinal de mão “stop”, certificando-se de que ele seja diferente do movimento da mão “Sit”. Segure o tratamento na mão que você NÃO está usando para o sinal de “parada”.
Desse modo, elogie e recompense instantaneamente após apenas alguns segundos, trazendo o tratamento até a boca dele, para que ele não se mexa.
Sendo assim, se tudo estiver indo bem, tente prolongar a quantidade de tempo que o seu cão fica por mais alguns segundos antes de ser liberado.
Importante: não fique tentado a prolongar a estadia por mais de alguns segundos antes de criar uma base muito forte com esse comando.
• Reforce a lição 3, ensinando seu cão a vir quando for chamado. Continue ensinando seu cão a vir quando for chamado em vários momentos da semana. Pratique em vários locais, em diferentes momentos do dia.
Portanto, lembre-se de que a prioridade é ensinar a ele que vir até você é uma coisa maravilhosa que o fará muito feliz.
Não use o comando come quando o que você fará quando ele vier for algo que ele não gostará.
Vá aprimorando os treinamentos:
Se ele estiver respondendo bem quando você estiver a 10 pés de distância, tente se afastar cerca de 6 metros do seu cão antes de pedir para ele vir.
Portanto, resista à tentação de dar o comando come (“Venha! Venha! Venha!”) Mais de uma vez se o seu cão não responder imediatamente.
Em vez disso, vá ao seu cão e mostre a ele o tratamento na sua mão. Dê o comando verbal com uma voz entusiasmada, vire-se e afaste-se enquanto aplaude.
No enanto, não deixe de elogiar (“Bom!”) Assim que ele olhar para você e, em seguida, reforçar generosamente com guloseimas quando ele chegar até você.
Observação: permanecer calmo e paciente ao ser ignorado é difícil para a maioria das pessoas, mas não fique frustrado se o seu cão não aparecer sempre que você liga para ele.
Alguns cães aprendem mais devagar que outros. Além disso, como as crianças, os cães tendem a se tornar mais obstinados à medida que envelhecem e, ocasionalmente, podem decidir que o que estão fazendo é mais interessante no momento do que chegar até você. Às vezes, até caminhar até ele e mostrar o tratamento não funciona.
Logo, não fique com raiva, não levante a voz, não repita o comando vir repetidamente. Em vez disso, leve-o gentilmente pela coleira ou encaixe-o na coleira e leve-o para longe do que ele estiver interessado e para o destino que você deseja – depois faça um elogio e uma recompensa maravilhosa.
A pior coisa que você pode fazer é perder a paciência e gritar com raiva para o seu cão.
Se o seu cão ignorar o comando que vem, mas eventualmente parar o que ele está fazendo e chegar até você por conta própria, você pode dizer a ele o que quiser para desabafar sua frustração – desde que você o diga com uma voz amorosa, feliz e cantante. – Seu bastardo teimoso.
Esse pequeno truque mental ajudará você a se sentir melhor enquanto reforça o comportamento correto (embora tardio) do seu cão.
• Reforce a lição 2, ensinando seu cão a sentar-se. A essa altura, seu cão deve responder aos comandos de movimento verbal e de movimento do braço, mesmo quando o nível de distração é razoavelmente alto.
Assim, se o seu cão faz isso de forma consistente, você pode recuar na prática formal desta lição. Mas continue o elogio verbal (“Bom!”) Quando seu cão estiver sob comando. Também use petting (verifique se é do tipo que ele gosta) e jogue como recompensa em vez de guloseimas. (Um tratamento ocasional ainda é uma boa ideia.)
• Divirta-se brincando com seu cachorro! Não concentre todo o seu tempo juntos no treinamento. Passe muito tempo de qualidade curtindo a companhia um do outro.
Na próxima semana: Lição 6, Ensinando o seu cão a não despertar o interesse das pessoas
Deixe uma resposta