Mesmo se o seu cão já souber sentar-se sob comando verbal, não pule esta lição, que mostrará como ensinar seu cão a sentar. Prometemos que ela começará a aprender algo novo!
O método que você usará para ensinar seu cão a se sentar é conhecido como o método “isca e recompensa”.
Você atrairá o seu cão para a posição sentada e depois o recompensará imediatamente. É um método popular porque é eficaz, fácil para você fazer e fácil para o seu cão aprender.
Um grande “efeito colateral” desse método é que ele permite que um movimento natural se torne uma sugestão visual … uma forma de linguagem de sinais para o seu cão.
Isso é tão legal! Os cães são muito visuais e geralmente respondem melhor aos movimentos do corpo do que aos sons.
(Você precisa ter isso em mente, pois às vezes isso pode funcionar contra você: para o seu cão, sua voz pode estar dizendo uma coisa enquanto a linguagem corporal está dizendo o contrário.
Na comunicação do cão, a linguagem corporal supera a linguagem verbal todas as vezes. Abordaremos isso com mais detalhes posteriormente.)
Imagine poder usar sinais de mão como comandos para seu cão quando estiver ao telefone ou muito longe para que ele possa ouvi-lo. Definitivamente, é algo que vale a pena perseguir.
Então, vamos continuar com a lição.
Lição 2: Ensinar seu cão a sentar-se
Leia esta lição primeiro e depois pratique-a com seu cão.
1. Carregue seu bolso (ou uma bolsa ou bolsa) com guloseimas.
2. Leve seu cachorro para uma área onde não haverá muitas distrações.
3. Enquanto seu cão estiver em pé, coloque uma guloseima na sua mão e mova-a para dentro de uma polegada ou mais do nariz do seu cão. Certifique-se de que ela cheire a guloseima escondida em sua mão e concentre sua atenção nela.
4. Mova sua mão lentamente para trás, cerca de um centímetro acima da cabeça, entre as orelhas, em direção ao rabo.
Mantenha a mão baixa sobre a cabeça dela para que ela não tente pular para receber o presente.
5. Enquanto seu cão observa sua mão com o petisco mover-se acima da cabeça, ele levanta o queixo – e sua bunda cai na posição sentada.
Quando isso acontecer, imediatamente dê a ela o presente e diga “Bom!”
6. Agora, afaste-se alguns passos. Faça seu cão ficar de pé e segui-lo.
7. Repita as etapas 3, 4 e 5.
8. Você notou que ainda não disse a ela para “sentar”? Não diga isso até que ela possa sentar-se consistentemente, movendo a mão cheia de deleite sobre a cabeça, em direção ao rabo.
Assim, quando tiver certeza de que ela fará isso corretamente da próxima vez, diga “Sente-se” uma fração de segundo antes de começar a mover sua mão. Quando ela se sentar, recompense-a imediatamente com o presente e “Bom!”
9. Repita esse processo cinco vezes, dizendo “Sente-se” pouco antes de fazê-lo.
Se o seu cão não faz o que você quer
Se o seu cão recuar, em vez de se sentar, enquanto você move a mão cheia de deleite por cima da cabeça e na direção do rabo, posicione-o de forma que ele fique virado para um canto e não possa recuar sem bater na parede.
A lição de casa desta semana
Pratique esta lição duas ou três vezes por dia durante a semana. Varie a hora do dia e a localização.
Não faça mais que cinco repetições durante cada lição. Reduza o número de repetições à medida que o seu cão aprende … eventualmente, pedindo que ele se sente apenas uma vez, duas ou três vezes por dia.
Os cães tendem a aprender a sentar-se rapidamente, e repetir a lição com muita frequência só os deixará entediados (lembre-se, não queremos alunos entediados).
Depois de alguns dias de prática bem-sucedida de “sentar”, comece a se concentrar um pouco no movimento da mão.
Conforme você move a mão cheia de deleite sobre a cabeça do cachorro e em direção ao rabo dele, comece a enfatizar uma varredura para cima da mão … menos sobre a cabeça dela, mais em uma curva ascendente em direção ao corpo. (Não vá muito longe com isso ainda; continuaremos trabalhando nisso na lição da próxima semana.)
Além de praticar esta lição…
• Reforce a lição 1, ensinando o nome dela ao seu cão: Continue ensinando o nome dele (como você aprendeu na semana passada) em vários momentos da semana.
Use uma área de treinamento que seja um pouco mais perturbadora do que na semana passada.
Lembre-se de dizer o nome do seu cão apenas uma vez e espere que ele responda antes de dar as recompensas.
• Divirta-se brincando com seu cachorro! Não concentre todo o seu tempo juntos no treinamento. Passe muito tempo de qualidade curtindo a companhia um do outro.
Na próxima semana: Lição 3, Ensinando o seu cão a vir quando
Deixe uma resposta