Ensinar seu cão a vir quando chamado é uma das lições mais valiosas deste curso de treinamento.
Pode literalmente salvar a vida do seu cão.
Um cão que chega quando chamado pode ser mantido longe do trânsito ou de outros perigos.
Você pode deixá-lo correr no parque para cães, na floresta ou na praia, sabendo que quando você ligar de volta, ele virá.
Portanto, este treinamento oferece a você mais liberdade.
Mas ensinar seu cão a vir quando chamado também é uma das lições mais difíceis – para você, não para ele.
Você precisará controlar suas tendências humanas normais e prestar muita atenção à sua linguagem corporal. O que você aprenderá a fazer é contra-intuitivo para os seres humanos, mas muito eficaz.
O resultado final – um cachorro que aparece quando você liga para ele – sempre vale a pena.
Antes de começarmos, você precisa decidir qual comando usará. Pense um pouco sobre isso, porque você precisará usá-lo sempre e sem alterações.
Consistência é a chave nos comandos verbais. Você não pode esperar que seu cão aprenda que “Venha”, “Venha aqui”, “Venha aqui”, “Ei, venha” e “Max, venha aqui agora!” Significam a mesma coisa . O mais simples, é claro, é “Venha!”
Três coisas durante este treinamento serão diferentes de outras lições.
Primeiro, o seu tom de voz. Deve ser otimista e entusiasta. Pense em você como um treinador empolgado, gritando encorajamentos para um jogador correndo pelo campo, em vez de dizer calmamente ao jogador o que fazer.
Segundo, a repetição do comando verbal é boa para esse treinamento específico, porque uma série de sons curtos e entusiásticos funciona melhor quando o cão se move rapidamente.
Imagine um treinador gritando “Vá! Ir! Vá! ”Além disso, bater palmas enquanto dá o comando é extremamente eficaz.
Terceiro, você precisará usar todo o seu corpo (não apenas a sua voz) para que seu cão faça o que quiser.
A maioria das pessoas tende a ficar de frente para o cachorro ou até se aproximar dele quando quer que ele venha.
É o oposto do que você deve fazer, ao ensinar seu cão a vir quando chamado, assim, para que seu cão venha, você precisa se virar e se afastar dele, como você chama.
Esse será o truque mais difícil para você aprender, mas você ficará surpreso com o quão bem ele funciona!
Pense em si mesmo como “puxando” seu cão em sua direção. Ao puxar algo pesado na ponta de uma corda, você pode ficar de frente para ela e puxá-la em sua direção apenas com os braços … ou pode fazê-lo da maneira mais fácil e muito mais eficaz – girando, colocando a corda sobre o ombro e afastando-se do objeto, puxando-o para trás.
Aqui está outra dica:
A maioria dos cães quer ir aonde seus donos vão. Eles descobrem para onde estamos indo olhando nossos pés. É por isso que você se afasta e se afasta do seu cão para que ele venha até você.
Mais uma coisa antes de começarmos. É muito importante durante este treinamento inicial que seu cão aprenda a amar vir até você.
Como mencionado anteriormente neste curso, seu reforço primário (como o tratamento) deve ser algo que seu cão adora – não apenas aceita, mas realmente ama.
Seu tom de voz ao elogiar deve ser encorajador e feliz também. Você já viu alguém gritando com o cachorro que se soltou? Normalmente, eles perdem a paciência rapidamente e passam de uma voz persuasiva para um grito severo e raivoso se o cão não vier imediatamente.
Pense sobre isso. Você gostaria de correr em direção à raiva? Claro que não! Lembre-se, seu objetivo é fazer com que seu cão fique feliz em correr para você quando ligar.
Portanto, tenha muito cuidado para não ter paciência durante esta lição, mantenha sua voz feliz e entusiasmada e faça muitos elogios quando seu cão fizer a coisa certa.
Agora (finalmente), vamos continuar com a lição!
Lição 3: Ensine seu cão a vir quando for chamado
Leia esta lição primeiro e depois pratique-a com seu cão.
1. Carregue seu bolso (ou uma bolsa ou bolsa) com guloseimas. Você precisará mais do que o habitual para esta lição.
2. Leve seu cachorro para uma área onde não haverá muitas distrações.
3. Afaste-se cerca de três metros do seu cão, pois ele não está prestando atenção em você.
4. Chame entusiasticamente o nome do seu cão, seguido pelo comando come: “Venha! Venha! Venha! ”Faça isso enquanto se vira para o lado (não vire as costas, você precisa observá-lo de perto) e comece a bater palmas quando começar a fugir do seu cão.
4. Assim que ele se mover em sua direção, faça seus elogios (“Bom!”) E continue.
5. Desacelere e deixe seu cão alcançar você; então pare e imediatamente dê a ele um punhado de guloseimas e muitos elogios entusiásticos – como se você fosse a melhor coisa do mundo!
Importante: esse método reforça as ações do seu cão duas vezes: primeiro para desviar a atenção dele do que ele estiver fazendo (Etapa 4) e depois quando ele chegar até você (Etapa 5). O passo 4 é tão importante quanto o passo 5.
Seja muito bom e consistente em elogiar seu cão no instante em que ele voltar sua atenção para você. Considerando quantas distrações malcheirosas existem no mundo do seu cão, é realmente incrível que ele pare o que está fazendo e olhe para você, e você precisa mostrar seu apreço.
Dê seus elogios (“Bom!”) Imediatamente quando ele olha para você e começa a se mover em sua direção. E certifique-se de que, na Etapa 5, você dê o tratamento imediatamente quando ele chegar até você.
Não espere, porque ele pode se sentar.
Se você der a ele o presente depois que ele se sentar, ele achará que sentar foi a ação que está sendo recompensada, e não foi até você.
6. Ande cerca de dez passos para longe do seu cachorro e espere que ele desvie o olhar de você.
7. Repita as etapas 3, 4 e 5.
8. Repita esse processo três vezes.
Se o seu cão não faz o que você quer
Se o seu cão não vier, ele provavelmente está muito distraído. Isso está ok. Lembre-se de que ele ainda não aprendeu que vir até você o fará mais feliz do que qualquer outra coisa que ele está fazendo.
Então aqui está o que você faz: vá até ele. (É difícil para algumas pessoas fazer o que acham que está “cedendo” ao seu cão.
Mas, por favor, confie em nós … essa é a coisa certa a ser feita neste momento em que você treina seu cão.)
Diga ao seu cão que você tem um problema trate em sua mão e use-o para atraí-lo enquanto você se afasta, dando o seu comando vir (“Venha! Venha! Venha!”). Pare depois de alguns passos e dê a ele o presente.
Se a isca de tratamento não funcionar, coloque uma trela nele e puxe-o gentilmente enquanto você comanda. Pare depois de alguns passos e dê a ele o presente.
Lembre-se de manter seu tom de voz otimista, entusiasmado e feliz.
A lição de casa desta semana
Pratique esta lição várias vezes ao dia. Varie a hora do dia e a localização. Pense no treinamento como um jogo divertido para você e seu cão.
Lembre-se de usar sempre o mesmo comando vir, afastar-se do seu cão e bater palmas enquanto foge.
Elogie instantaneamente quando ele voltar sua atenção para você e trate instantaneamente quando chegar até você.
Esteja ciente do que seu cão está fazendo quando você liga para ele. Você quer que ele aprenda de maneira rápida e fácil, então não ligue para ele quando ele estiver focado em outra coisa.
Mantenha o grau de dificuldade para este exercício o mais baixo possível neste momento, continue a ensinar seu cão a vir quando chamado.
Use o comando também quando souber que seu cachorro o procurará automaticamente, como quando você pousa a tigela de comida.
Lembre-se também de que a chave desta lição é ensinar ao seu cão que chegar até você é uma coisa maravilhosa.
Portanto, por enquanto, NÃO use o comando come para chamá-lo se o resultado final for algo que ele não gosta, como cortar as unhas dos pés. Em vez disso, vá até ele, coloque a trela e leve-o para onde você precisa que ele vá.
Mantenha seu tom de voz otimista, amigável e encorajador, mas evite usar o comando come quando o seu cão não gostar do que acontece depois.
Além de praticar esta lição…
• Reforce a lição 2, ensinando seu cão a sentar-se. Continue ensinando seu cão a se sentar (como você aprendeu na semana passada) em vários momentos da semana.
Lembre-se de não alterar seu comando verbal. Se você começou com “Sentar”, não diga “Sente-se” ou qualquer outra coisa.
Após algumas sessões bem-sucedidas com a lição básica, durante a próxima sessão, coloque o tratamento na outra mão (não na que está se movendo sobre a cabeça dele em direção ao rabo).
Isso ensinará ao seu cão que ele receberá uma recompensa por fazer a coisa certa (sentado), mesmo quando ele não puder cheirar a comida.
Lembre-se de dizer “Sente-se” antes de mover o braço.
Após algumas sessões bem-sucedidas, durante sua próxima sessão, tente dizer a palavra sozinho, sem mover o braço (ou qualquer outra coisa).
Pode levar alguns segundos para ele se sentar apenas com o comando verbal; portanto, espere até que ele o faça antes de dar muitos elogios e várias guloseimas.
Se o seu cão não se sentar apenas com o comando verbal, resista à tentação de repetir o comando. Em vez disso, volte a usar o movimento do braço com o comando verbal.
Não se preocupe se ele não responder ao comando verbal sem o movimento do braço neste momento.
Quando você sentir que seu cão está pronto para seguir em frente, durante sua próxima sessão, tente ensiná-lo a responder sozinho ao movimento do braço.
Modifique um pouco o movimento do braço, para que seja mais um movimento para cima e para trás em direção ao peito do que um movimento sobre a cabeça do seu cão em direção à cauda dele.
Use apenas o movimento do braço sozinho, sem o comando verbal. Dê elogios e guloseimas extras para recompensá-lo se ele se sentar.
Depois que ele aprender a responder apenas ao comando verbal e apenas ao comando visual, alterne-os (mas não durante a mesma sessão).
Às vezes, peça a ele para “sentar” verbalmente. Outras vezes, basta usar o movimento do braço. Elogie muitos elogios por fazer a coisa certa.
Seja paciente; essa alternância de comandos verbais e visuais é um pouco complicada para o seu cão.
Não alterne comandos durante a mesma sessão.
Volte a usar o comando verbal e movimente o braço juntos, se ele não responder sozinho. Todos os cães aprendem em ritmos diferentes.
Apenas continue trabalhando nisso. Verifique se não há muitas distrações. Elogie muitos elogios por fazer a coisa certa.
Mantenha suas sessões de treino com no máximo cinco repetições por sessão, para ensinar seu cão a vir quando chamado.
• Reforce a lição 1, ensinando o nome dele ao cão: Continue ensinando o nome dele em vários momentos da semana, permitindo que o nível de distração aumente durante as sessões de treinos.
Lembre-se de dizer o nome do seu cão apenas uma vez, espere que ele olhe para você e elogie imediatamente.
O reforço intermitente começa
Quando você estiver confiante de que seu cão responderá a seu nome toda vez, poderá começar um “reforço intermitente”.
Continue elogiando verbalmente, mas evite dar deleites toda vez que seu cão responder corretamente. Dê recompensas de tratamento intermitentemente, aleatoriamente.
Essa retirada gradual de guloseimas é uma etapa importante, portanto, não a ignore, continue a ensinar seu cão a vir quando chamado.
No entanto, você pode adiar outra semana, se o seu cão ainda não responder consistentemente ao nome dele.
Comece a usar petting (verifique se é do tipo que seu cachorro gosta – a maioria dos cães NÃO gosta de dar tapinhas na cabeça, por exemplo) e brinque como outras formas de recompensa.
• Divirta-se brincando com seu cachorro! Não concentre todo o seu tempo juntos no treinamento. Passe muito tempo de qualidade curtindo a companhia um do outro.
Na próxima semana: Lição 4, Ensinando seu cão a ficar.
Deixe uma resposta