Sinais de problemas de saúde são os sinais mais importantes do estado de saúde em seus cães.
Por exemplo, se o cão tem secreção nasal contínua, isso indica a presença de congestão nasal e se a secreção é espessa, na maioria das vezes, o cão pode ter pneumonia.
Se o cão vomitar uma ou duas vezes ocasionalmente, isso pode não ser considerado um sinal sério de problemas de saúde, mas se o cão continuar vomitando, isso é algo importante a ser investigado.
Se o cão estiver com prurido contínuo, é necessário verificar o cão primeiro, observando e examinando melhor a pele, separando o material capilar, especialmente no caso de raças de pêlo comprido.
Você também pode encontrar muitos carrapatos ou piolhos na pele, que podem parecer aparentemente normais à distância.
Se o cão passa nas fezes soltas por uma ou duas vezes, isso não precisa ser mais enfatizado, mas se houver uma passagem contínua das fezes soltas, então o cão sofre de distúrbios intestinais.
Se o cão não passar nas fezes por dois a três dias, as perturbações digestivas precisam ser descartadas com cuidado.
Apenas observe pacientemente os movimentos de caminhada do cão e descarte quaisquer movimentos anormais no cão. Se o cão está mancando, o animal pode ter lesões nos pés.
Da mesma forma, se o cão idoso tiver caminhada relutante e menor ingestão de ração juntamente com vômitos repetidos, então distúrbios renais agudos como nefrite precisam ser descartados.
Se houver brancura nos olhos, suspeite da opacidade da córnea que pode ocorrer em doenças como a tripanossomose.
Quando o cão se torna anêmico, a membrana mucosa dos olhos fica mais pálida e, em casos graves, isso pode ter uma parede branca.
Se o cão morde a corrente e os proprietários ou outros, procure distúrbios de comportamento e raiva.
A importância do exame físico para ver os sinais de problemas de saúde
A importância do exame físico não precisa ser subestimada no caso de cães. Técnicas simples, mas sistemáticas, de exame físico podem diagnosticar a maioria dos distúrbios em cães.
Portanto, sem o exame físico, não se deve recorrer ao conhecimento do status da saúde do seu cão.
Simplesmente observe o cão coçando. Pegue o cachorro e simplesmente separe o material capilar do local da coceira.
Para a surpresa, você pode encontrar uma grande ferida no local arranhado. A ferida pode ser a principal razão para coçar o cão naquele local.
No entanto, é preciso descartar a ocorrência de ferida por coceira intensa.
Muitas vezes, quando o cão coçando é examinado fisicamente, pode-se encontrar bastante infestação de piolhos ou problemas de carrapatos na pele e pelagem.
A condição parasitária pode não ser diagnosticada, se a pessoa não tiver realizado o exame físico.
Da mesma forma, o cão pode revelar sinais de dor quando o exame físico é realizado pela técnica de palpação profunda.
O cão mostra sinais de dor quando o cão é examinado no estômago ou nas costas.
Mesmo que seja possível que, por palpação por pressão, seja possível detectar os distúrbios renais agudos nos cães afetados, volte ao local examinado na região do rim ou na região posterior.
O cão afetado pela cistite com retenção severa de urina é frequentemente diagnosticado por mero exame físico, ajudando a identificar sinais de problemas de saúde.
A bexiga cheia juntamente com sinais de dor durante o exame no local da bexiga urinária indica que o animal é afetado por cistite.
A auscultação do coração nos lados direito e esquerdo ajuda a descartar os sons cardíacos anormais e a ausculta baseada na área pulmonar revela distúrbios do sistema respiratório, como pneumonia.
Deixe uma resposta